Área de Clientes | FAQs | Glossário | Favoritos Área de Clientes | FAQs | Glossário | Favoritos
Pesquisar as FAQs Visualizar por Categoria
Como executar o comando "ping" para diagnosticar conectividade à Internet?
Detalhes do Artigo

Última Actualização
28 de Março, 2011

Opiniões do utilizador (42 votos)
71% thumbs up 28% thumbs down

Como gostaria de classificar esta resposta?
Com Utilidade
Sem Utilidade

O ping é um comando básico (que usa o protocolo ICMP) que verifica se um servidor/equipamento responde correctamente em DOS/Windows/Unix. No caso do Windows 4, este comando envia  pacotes de informação de 64 bytes e pede ao servidor que lhe devolva da mesma forma. É medido o tempo de ida e volta de um pacote ao destinatário e quanto menor for a resposta deste, melhor.

No fim os resultados são apresentados em “estatísticas de ping: pacotes enviados = 4; pacotes recebidos = 4; perdidos = 0; perda = 0%”. No momento que se faz um ping a um servidor, o servidor é obrigado a responder. Se existirem milhares de pedidos deste género, poderá ser colocado em causa o bom funcionamento do servidor, torná-lo lento, diminuir o tempo de resposta em termos de rede e até mesmo bloqueá-lo. Desta forma, alertamos para o facto de que alguns servidores absorvem os pings por razões de segurança e integridade

Por vezes este comando é importante para proceder a vários diagnósticos da ligaçao à Internet. Desta forma, podemos certificar se o modem está a responder adequadamente. Para isso basta executar este comando num terminal. No caso do Windows 2000 e XP, clique no menu "Start" clique em "Run" e escreva "cmd" clicando de seguida em "OK". Em Windows 98 e ME em vez de "cmd" escreva "command". Em sistemas Unix basta abrir um terminal normal.



Neste caso, estamos a pingar um modem que não está a responder, as causas poderão ser o cabo mal ligado, modem desligado, entre outros. Se fosse para uma máquina remota poderia ser indício de a mesma estar desligada ou estar configurada para rejeitar este tipo de pedidos.



Aqui encontramos um comando ping efectuado com êxito. Nas estatísticas, é conveniente que tenha sempre "0" pacotes perdidos. Caso se estejam a perder, a causa mais provável é das ligações físicas. Este comando pode servir também para verificar se está a haver resolução de DNS e conectividade: primeiro faz-se um ping a um servidor de DNS, por exemplo "ping 194.79.69.222". Se der um resultado positivo pode-se concluir que há conectividade.



Para verificar a resolução de nomes pinga-se um host, por exemplo "ping google.com". Na primeira linha aparece logo "Pinging google.com [64.233.187.99]...", isto quer dizer que houve uma tradução do nome para o endereço IP. Se tal não acontecesse e o resultado fosse um erro, possivelmente os DNS não estão correctamente atribuídos ou inseridos. Neste caso, é necessário forçar os DNS na ligação. Se mesmo assim não abrir páginas, verificar a existência de alguma firewall que possa estar a bloquear o acesso. Pode-se verificar esta situação com o comando "ipconfig /all".

Artigos Relacionados
Não foram encontrados quaisquer artigos relacionados.
Anexos
Não foram encontrados quaisquer anexos.